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Automação de serviços

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Publicado em 02/12/2019 17h31 Atualizado em 30/06/2022 14h50

Para automatizar os serviços de sua instituição, use a Plataforma de Automação da Secretaria de Governo Digital.
A ferramenta auxilia os órgãos no atendimento rápido às demandas da sociedade e acelera ainda mais a transformação digital dos serviços públicos.

Entrega de serviços mais simples, acessíveis e a um custo menor ao cidadão e às empresas, transformam a forma como o Estado se relaciona com a sociedade. Veja, como exemplo, o serviço Seguro-desemprego:

Antes: quando o trabalhador desejava obter o benefício, ele tinha que ir até uma superintendência da Secretaria do Trabalho para entregar documentos e fazer a solicitação. Gastava tempo e recursos com deslocamentos e papel, enfrentava filas e balcões de atendimento.

Agora: basta o trabalhador buscar o serviço no portal único gov.br, colocar a documentação solicitada e aguardar se está habilitado ao benefício. O processo é todo online, usando computador com acesso à Internet ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Processo de automação de um serviço na prática:

A descrição das etapas encontra-se logo abaixo desta imagem na página de automação.

1 - Pactuação com a SGD de Plano Digital para transformação dos serviços do órgão: é a formalização do compromisso entre a SGD e o órgão para a transformação dos serviços
2 - Levantamento de requisitos para entendimento do serviço: a equipe do governo digital do Min. da Economia vai ao órgão e levanta os requisitos, ou seja vai entender o serviço, o que o órgão precisa, quais são os campos para o formulário, as informações necessárias para atendimento do serviço, anexos etc.
3 - Automação e construção de protótipo do serviço: o governo digital vai desenvolver uma versão prévia do protótipo com as telas dos formulários,
4 - Apresentação e homologação do protótipo do serviço com o órgão: momento de saber se o protótipo atende ao solicitado pelo órgão, correções ou sugestões.
5 - Automação e construção final do serviço digital: a equipe da SGD finaliza o formulário, considerando as sugestões e alterações dos órgãos.
6º - Apresentação e homologação final do serviço digital.
7 - Treinamento dos usuários do órgão no uso do serviço: momento da equipe da SGD mostrar como utilizar a ferramenta, como navegar no gov.br na ferramenta Lecon.
8 - Disponibilização do serviço digital para a sociedade no portal gov.br

Benefícios da automação dos serviços públicos:

  • A cada serviço digital entregue, menos deslocamento, extinção de filas e atendimento em balcões, redução de papéis. É dinheiro que sobra para investir em aperfeiçoamento de processos internos, e na execução de políticas públicas;
  • O serviço fica disponível no gov.br;
  • Integrado ao login único gov.br;
  • Permite obter a avaliação pela sociedade para ajustes e melhorias;
  • Todos os atendimentos são acompanhados pelo órgão e pelo cidadão de maneira transparente;
  • Automação sem qualquer custo para o órgão ao longo desse processo.

 
Contato: [email protected]. 

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