Perguntas Frequentes
-
-
Não tenho mais acesso ao celular, como desabilito a verificação em duas etapas?
Se por algum motivo você não tiver mais acesso ao aplicativo gov.br no seu celular, você ainda pode desabilitar a verificação em duas etapas fazendo a recuperação de senha.
Na tela de login, digite seu CPF e, na tela seguinte, clique em "Esqueci minha senha" para recuperar sua senha por meio do Reconhecimento facial ou pelo login com algum dos bancos credenciados.
Ao recuperar sua senha, a verificação em duas etapas será automaticamente desabilitada. Você pode habilitá-la novamente a qualquer momento.
-
Por que eu preciso de uma conta gov.br?
Uma conta gov.br é uma representação digital de quem você é. Ela permite a sua identificação e a comprovação de quem você é para interagir em meios digitais.
Em meios presenciais, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é e poder realizar algumas transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.
No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, de forma online. Você vai utilizá-la para acessar os serviços públicos que são digitais (sites de governo), fazer a Prova de Vida, interagir com o governo assinando documentos digitais necessários em processos eletrônicos, além de realizar outras transações.
A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir online com o governo. -
Como criar minha conta gov.br?
Você pode criar sua conta gov.br através do aplicativo gov.br ou pela internet, clicando em "Entrar com gov.br". Na tela inicial, digite seu CPF e clique em "Continuar". Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para criar uma.
Você será guiado em todos os passos! Para iniciar, se você tiver CNH ou biometria facial no TSE, você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já será Ouro ou Prata, e na telinha você verá a mensagem de sucesso. Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, você poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados! Assim, sua conta será Prata. Mas, se não for possível criar a conta com banco credenciado, você responderá um breve questionário on-line e criaremos uma conta Bronze para você!
Não há custos para criar sua conta gov.br e o processo é transparente e seguro!
-
Posso ter a conta gov.br sem ter aplicativo?
Sim, você pode ter a sua conta gov.br mesmo sem ter o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo é parte importante da sua conta. É por meio dele que você acessa um grande número de funcionalidades da conta gov.br. Por exemplo, para acessar as funcionalidades de visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais, realizar validação facial e Prova de Vida, você precisará ter o aplicativo instalado.
-
Meus dados estão protegidos quando uso a conta gov.br?
Sim! A conta gov.br é única e segura e atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. Por essa lei, o cidadão é o dono dos seus próprios dados e precisa ser avisado sobre como eles estão sendo usados e compartilhados. Os dados da sua conta gov.br são compartilhados apenas com os serviços que você autoriza e podem ser desautorizados por você a qualquer momento.
A conta gov.br também possui outras funcionalidades para aumentar a sua segurança e dificultar o acesso não autorizado aos seus dados. O “duplo fator de autenticação” pode ser habilitado no seu celular, o que dificulta o acesso de outras pessoas mesmo que saibam a sua senha, pois precisarão ter acesso ao seu aparelho para conseguir logar na sua conta.
Por regra, há também a vinculação das contas prata e ouro a um único dispositivo, de modo que, ao usarem um dispositivo diferente para acessar sua conta, será necessário confirmar realizando o reconhecimento facial. Além disso, são utilizadas tecnologias modernas e seguras para a proteção dos dados armazenados e transmitidos.
-
Por que meu reconhecimento facial está inválido?
Seu reconhecimento facial pode ser inválido por diferentes razões. O aplicativo gov.br faz a leitura da sua foto e sua biometria facial e encaminha esses dados biométricos para as bases da Justiça Eleitoral ou da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para comparação.
Se a foto e biometria facial enviadas não baterem com os seus dados que constam nessas bases, dentro dos parâmetros mínimos de “acurácia” (semelhança entre os dados comparados), seu reconhecimento facial é considerado inválido. Nesse caso, você não pode utilizar a opção de reconhecimento facial para criação da conta gov.br.
O reconhecimento facial pode ser inválido por motivos relacionados à qualidade da sua foto, quando você está em um ambiente escuro ou com objetos cobrindo seu rosto, ou aspectos da sua biometria facial que diferem da base de dados.
Se o seu reconhecimento facial for inválido, você pode criar sua conta gov.br de outras formas, clicando em “Tentar de outra forma”.
-
Como recuperar minha senha de acesso a conta gov.br?
Existem 4 opções para recuperar sua senha: 1) Reconhecimento Facial; 2) Bancos Credenciados ou Internet Banking, 3) E-mail e; 4) Celular.
1) Reconhecimento Facial:
Caso não possua acesso a seus contatos, você ainda pode escolher qualquer das demais opções. Na opção de Reconhecimento Facial, basta ter o aplicativo gov.br instalado em seu celular, e ao ler o QR code gerado, você será direcionado para fazer o reconhecimento facial no aplicativo. Depois disso é só cadastrar a nova senha.
2) Bancos Credenciados ou Internet Banking:
Se ainda assim não conseguir recuperar sua senha, por não ter acesso aos contatos cadastrados ou o reconhecimento facial está inválido, você pode escolher as opções de Bancos Credenciados ou Internet Banking.
A recuperação por bancos é segura, pois você fará o login no ambiente do banco e após logar, poderá cadastrar a nova senha. A opção de internet banking ocorre da mesma forma, mas você recebe uma senha temporária para acessar o gov.br. Essa senha deverá ser alterada assim que você acessar sua conta.
3) E-mail
Se você possui acesso ao e-mail cadastrado na sua conta, basta escolher essa opção, informar o código recebido no seu e-mail e cadastrar sua nova senha.
4) Celular
Caso tenha algum problema com a recuperação de senha por e-mail, clique na opção "Não tenho acesso a este e-mail" e você será redirecionado para o fluxo de recuperação pelo celular. Informe o código recebido no seu celular e cadastre uma nova senha.
Por fim, se nenhuma dessas opções for válida para você, entre em contato com a Central de Atendimento por aqui.
Para ver o passo a passo detalhado da recuperação de senha, clique aqui.
-
Onde encontro mais informações sobre a conta gov.br?
Para consultar outras perguntas frequentes, acesse a página Dúvidas Frequentes da conta gov.br.
-
Não tenho mais acesso ao celular, como desabilito a verificação em duas etapas?