Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017, 11h34min.
Sobre a Matriz de Saldos Contábeis
Dando continuidade ao processo de melhoria da qualidade da informação no setor público brasileiro, a Secretaria do Tesouro Nacional – STN envidou esforços na implantação de uma solução capaz de receber dados mais detalhados dos entes da federação e, ao mesmo tempo, reduzir a possibilidade de erros no preenchimento das declarações, contribuindo assim para a geração de uma informação contábil-fiscal mais consistente.
Essa nova solução é a Matriz de Saldos Contábeis – MSC e consiste em uma grande massa de dados que deve ser extraída pelos entes da federação diretamente dos seus sistemas contábil-financeiros e encaminhados ao Siconfi, sem a necessidade de digitação, podendo ser compartilhada com outros órgãos de governo, tais como Secretaria da Previdência Social, Tribunais de Contas, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, dentre outros.
Tendo em vista suas peculiaridades, foi idealizado um guia que traz as regras gerais e principais observações a respeito da MSC, com definições de termos, estrutura, informações necessárias à geração do arquivo, bem como os principais processos envolvendo a MSC.
Também foi criado um documento que demonstra o procedimento para mapeamento de contas no Siconfi. A funcionalidade “Mapear Contas” visa estabelecer a correlação entre o PCASP Estendido e as contas do Plano de Contas do ente da Federação, bem como a correlação entre as informações complementares utilizadas pela Matriz de Saldos Contábeis – MSC e os dados do ente.
Clique aqui para acessar a documentação sobre a Matriz de Saldos Contábeis.