Dúvidas Frequentes da Conta gov.br

A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br, utilizando computador, notebook, tablet ou smartphone.

Para criar sua conta, basta informar alguns dados pessoais e criar sua senha.

Recuperação de Acesso à Conta

Como recuperar a conta de acesso?

  • Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  • Clique no link Esqueci minha senha.

  • O Login Único avaliará a forma mais segura para recuperar a conta ao cidadão.

  • Caso a opção não seja a melhor para momento, estará disponível outra opção para cidadão realizar a recuperação na mesma tela.

1. Recuperar a conta por meio do Aplicativo gov.br

  • Clique no botão GERAR QR-CODE. Caso não possa recuperar pelo Aplicativo, basta clicar no botão Não tenho celular

  • O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.

  • Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

  • Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

  • Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.

  • Posicionar o rosto de frente para câmera celular e siga as orientações até sistema validar as informações.

  • Clique no botão OK e continue o processo no computador

  • Preencha os campos com uma nova senha e clique no botão Concluir para recuperar o cadastro.

2. Recuperar conta por meio dos Bancos Credenciados

  • Clique na imagem do banco credenciado desejado. Caso não possa recuperar pelo banco, basta clicar no botão Recuperar de outra forma

  • Siga os procedimentos do banco credenciado.

  • Defina a senha e clique no botão Concluir para finalizar a recuperação da sua conta.

3. Recuperar conta por E-mail

  • Conferir se o email está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo email, basta clicar no botão Não tenho acesso a este email

  • Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada)

  • Digite o código de acesso e clique no botão Avançar

  • Defina a senha e finalize a recuperação da sua conta.

4. Recuperar conta por Mensagem de Texto (SMS)

  • Conferir se o número de celular está correto do cadastro e clique no botão Enviar código. Caso não possa recuperar pelo número de celular, basta clicar no botão Não tenho acesso a este celular

  • Conferir a mensagem recebida no celular informado e digitar o código no campo Código de 6 caracteres e clique no botão Avançar

  • Defina a senha e finalize recuperação da sua conta.

Como cadastrar uma senha temporária nos bancos conveniados

Existe a opção de gerar uma nova senha temporária para realizar o acesso por meio de bancos conveniados.

Em alguns bancos a senha é gerada na hora, enquanto em outros há uma espera de até 48 horas.

Lembramos que o cidadão deverá ter conta no banco conveniado para realizar o procedimento.

Os bancos conveniados e os passos para solicitação:

Banco do Brasil

  • 1º Serviços;

  • 2º Previdência Social;

  • 3º Senha Meu INSS;

  • 4º NAI

Banrisul

  • 1º Menu Serviços

  • 2º Criar Código INSS

Banese

  • 1º Internet Banking Banese;

  • 2º Serviços;

  • 3º Gerar Senha Meu INSS (NAI).

Bradesco

  • 1º Outros Serviços

  • 2º Documentos

  • 3º INSS (Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS) (NAI);

Caixa Econômica Federal

  • 1º Serviço ao Cidadão

  • 2º INSS

  • 3º Gerar Código para Serviço INSS

Itaú

  • 1º Previdência

  • 2º INSS

  • 3º Cadastrar Senha Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS

Santander

  • 1º Outros Produtos

  • 2º Demais Serviços

  • 3º NAI (Núcleo de Autenticação Interbancária)

Sicoob

  • 1º Outras opções

  • 2º Previdência Social

  • 3º Senha Meu INSS

  • 4º NAI

Não tenho mais acesso à minha senha temporária

Há diferentes formas de conseguir acesso à Conta gov.br.

Utilize uma das formas de recuperação de acesso à conta.

Não me lembro de já ter me cadastrado

A Conta gov.br é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).

Dessa forma, se você já usou serviços digitais como, por exemplo, tirar seu extrato de contribuição (CNIS) ou formalizar-se como microempresário individual (MEI), mesmo que tenha sido há muito tempo, o cadastro que você fez à época continua vigente.

Caso não lembre da senha, favor realizar os passos para recuperação de senha.

Não reconheço o e-mail ou o telefone cadastrado

Caso você já tenha contratado um contador para realizar ações como abrir uma empresa, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.

Caso não lembre da senha, favor realizar os passos para recuperação de senha.

Sobre

O que é?

A Conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

Esta Conta garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais.

Essa é a nova proposta facilita a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança e a convergência autoritativa, e finalmente o controle de acesso unificado.

Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a Conta gov.br. Fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

marca gov.br representando Conta gov.br

Por quais meios posso acessar?

A Conta gov.br pode ser acessada por:

  • Computador

  • Laptop/notebook

  • Smartphone

Acesso à Conta gov.br site externo

Formas de Autenticação

Existem quatro formas de autenticação:

  • Usar o aplicativo gov.br, por meio da leitura de QR-CODE

  • Usar o seu login de usuário e senha, em que o usuário será o CPF informado na criação da conta;

  • Usar uma Conta de Banco Credenciado;

  • Usar um Certificado Digital de Pessoas Fisicas ou Jurídicas dos tipos A1 ou A3 compatíveis com ICP-Brasil;

  • Usar um Certificado Digital em Nuvem.

É seguro?

Sim, pois utiliza os mesmos recursos e protocolos (OPENID CONNECT e OAUTH2) de segurança de empresas renomadas, respaldados por uma especificação consolidada da indústria de software para identificação, autenticação e autorização de usuários.

Posso utilizar qualquer serviço público?

Somente os serviços públicos digitais que estejam integrados à conta gov.br do cidadão.

O objetivo é integrar todos os serviços públicos digitais à conta gov.br.

O que é autorização de uso de dados?

A autorização de uso de dados do cidadão é o ato de permitir que um determinado serviço público digital receba ou acesse seus dados pessoais de identificação ou complementares, como RG, CPF, endereço, nome completo, etc.

Tela com demonstração da autorização de dados apresentada para usuário antes de acessar o serviço público. Possui um texto declarando a situação e os botões de autorizar ou negar o serviço

Lembrando que você poderá desautorizar o uso de seus dados pessoais a qualquer tempo.

Visualize as autorizações concedidas na opção de menu Privacidade e Gerenciar Lista de Permissões no Login Único.

Termo de Uso e Privacidade

Termo de Uso e Privacidade apresentam informações:

  • o funcionamento do serviço gov.br e as regras aplicáveis ao seu uso;

  • o arcabouço legal relacionado à prestação do serviço;

  • as responsabilidades do usuário ao utilizar o serviço;

  • as responsabilidades da administração pública ao prover o serviço; informações para contato, caso exista alguma dúvida;

  • os direitos autorais e a propriedade intelectual;

  • foro responsável por eventuais reclamações caso se entenda que as cláusulas deste Termo de Uso tenham sido violadas.

  • qual o tratamento dos dados pessoais realizados, de forma automatizada ou não, e a sua finalidade;

  • os dados pessoais dos cidadãos que são necessários para a prestação do serviço;

  • a forma como eles são coletados;

  • se há o compartilhamento de dados com terceiros;

  • quais medidas de segurança são implementadas para proteger os dados dos cidadãos.

Acesso ao Conteúdo do Termo de Uso e Privacidade

Para acessar o termo de uso e privacidade da Conta gov.br, clique em Termos de uso no momento que realizar o cadastro da conta.

Por quem foi criado?

Foi criado pelo Ministério da Economia (ME) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O projeto da Plataforma de Cidadania Digital foi instituído pelo Decreto n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016 site externo, que contempla diversas diretrizes para a prestação de serviços públicos digitais, das quais fazem parte a convergência autoritativa e a federação dos processos de autenticação dos serviços digitais, tendo por base:

Concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Conta gov.br.

Criação de Conta de Acesso

Conta de acesso

Para criar uma conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar

Existem diversas formas para realizar o cadastro. O autenticador disponibilizará melhor e mais segura forma para realizar o cadastro.

1. Cadastro por meio do Aplicativo gov.br

  • Clique no botão Gerar QR CODE

  • O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.

  • Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

  • Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

  • Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.

  • Posicionar o rosto de frente para câmera celular, clique no botão azul com figura de câmera e siga as orientações de piscar os olhos e sorrir até sistema validar as informações.

  • Clique no botão OK e continue o processo no computador

  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

2. Cadastro por meio dos Bancos Credenciados

  • Tenha em mãos as informações do banco credenciado deseja utilizar.

  • Clique na imagem do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.

  • Siga as orientações do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.

  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

3. Cadastro por meio do Internet Banking dos bancos conveniados

  • Existem alguns bancos conveniados para permitir a criação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco presente no link acesse o passo a passo de cada banco.

  • De posse da senha temporária, retorne tela inicial, digite o CPF e clique no botão Proxima. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.

  • Digite senha temporária, senha definitiva e marque opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para criação da conta

4. Cadastro com as informações básicas do cidadão

  • Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Continuar.

  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

Não recebi código de acesso pelo e-mail ou SMS

  • SMS ou E-mail inválido (erro de digitação) ou;

  • E-mail de confirmação está na sua caixa de spam (Lixo Eletrônico) ou;

  • E-mail de confirmação ainda não chegou na sua caixa de e-mail ou;

  • SMS de confirmação depende da funcionalidade de mensagem está disponível ao celular pela operadora ou;

  • SMS de confirnação depende de créditos disponíveis no plano de celular para recebimento de mensagens.

Dependendo do serviço de e-mail ,pode demorar até 24 horas para chegar na caixa de e-mail.

Dependendo do serviço de SMS, pode não receber a mensagem de imediato. Aguardar alguns minutos para verificar novo envio.

Cadastro sem CPF

A Conta gov.br garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais.

Uma das formas de deixar o cadastro consistente é utilização obrigatória do CPF do cidadão. Não há possibilidade de cadastro sem CPF.

Para realizar o cadastro, favor seguir os passos para realizar cadastro da conta.

O usuário já possui cadastro no Sistema

Algum momento o cidadão realizou o cadastro.

Não existe opção de excluir a Conta gov.br.

Caso não lembre da senha, favor realizar os passos para recuperação de senha.

Onde diz “digite o seu CPF” é para botar números?

No campo CPF informe somente números.

Não coloque nenhum outro caractere como pontos ou traços.

CPF inválido?

Para criação da Conta gov.br, há necessidade de validar o CPF do cidadão.

A validação ocorre por verificação do CPF na base cadastral da Receita Federal.

Verifica-se, no momento do cadastro, CPF possui algum problema com relação aos dados a serem confirmados (data de nascimento).

Caso apresente situação, verificar coma Receita Federal se os dados estão no cadastro para continuar o processo da criação da conta.

Aplicativo Gov.br

O que é Aplicativo gov.br?

Para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais, adicionou-se outra forma de realizar cadastrado da conta de acesso. Essa forma envolve utilização do aplicativo celular chamado Meu gov.br.

Para baixar o aplicativo Meu gov.br, basta clicar na imagem abaixo da respectiva loja:

O que é QR-CODE?

Código de resposta rápida. Esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code).

Consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pelas câmeras dos celulares.

A Conta gov.br utiliza o QR-CODE para permitir a criação da conta de acesso , a recuperação da conta de acesso e acessar Conta gov.br

Por que preciso da Carteira Nacional de Habilitação?

O cadastro da conta de acesso por meio do aplicativo Meu gov.br precisa passar por um processo chamado Validação Facial.

Validação Facial consiste na checagem da pessoa por meio de movimentações aleatórias em frente da câmera frontal do celular e, após, a tiragem de uma foto a ser encaminhada para confirmação na base de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como Acessar Conta gov.br com Aplicativo gov.br?

  1. Acesse tela inicial do Login Único https://acesso.gov.br e clique no link Login com QR Code

  1. O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.

  1. Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

  1. Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

  1. Clique no botão OK para voltar ao computador e acessar conta gov.br.

Pessoa Jurídica (CNPJ)

Como Cadastrar CNPJ?

Para cadastrar o CNPJ:

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token ou Certificado em Nuvem).

  2. Selecione opção Certificado Digital ou Certificado Digital em Nuvem na tela inicial do https://acesso.gov.br.

  1. Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

  2. Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.

  1. Clicar botão Vincular empresa do e-CNPJ

  1. Cidadão confere as informações presentes no Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Clica no botão Vincular

Cadastro de Colaborador do CNPJ

A Conta gov.br permite o cadastramento de pessoas que não pertencem diretamente a empresa. Esse cadastro ocorre pela indicação de colaboradores.

Atenção:

  1. O cidadão que realizará o cadastro do colaborador deverá ter cadastrado como Representante do CNPJ, conforme os passos presentes para Cadastro do CNPJ.

  2. O colaborador deverá ter cadastro no Login Único

  3. O dono do certificado digital de pessoal jurídica não poderá ser cadastrado como colaborador da própria empresa.

Para realizar o cadastramento de colaboradores, favor seguir os passos:

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).

  2. Selecione opção Certificado Digital na tela inicial do https://acesso.gov.br.

  1. Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

  2. Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.

  1. Clica no nome da empresa deseja cadastrar os colaboradores.

  1. Digita o CPF que deseja vincular ao CNPJ (CPF deverá estar cadastrado na Conta gov.br). Clica no botão Buscar

  1. Cidadão digita data de expiração que CPF representará o CNPJ (A data de expiração da atuação do colaborador deverá ser até data de validade do certificado digital de pessoa jurídica responsável pelo cadastro do CNPJ. O sistema verificará informação para permitir o colaborador). Clica no botão Cadastrar

Retirar Colaborador do CNPJ

Para realizar a retirada de colaboradores, favor seguir os passos:

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).

  2. Selecione opção Certificado Digital ou Certificado Digital em nuvem na tela inicial do https://acesso.gov.br.

  1. Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

  2. Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.

  1. Clica no nome da empresa deseja retirar os colaboradores.

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token) do representante do CNPJ. Localiza o CPF do Colaborador deseja remover. Clica no botão com ícone de lixo na cor azul

Como Atualizar CNPJ?

Para atualizar o CNPJ:

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).

  2. Selecione opção Certificado Digital ou Certificado Digital em Nuvem na tela inicial do https://acesso.gov.br.

  1. Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

  2. Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.

  1. Localiza o CNPJ deseja alterar. Clique no botão com imagem de 3 pontos na vertical e selecione opção Desativar Empresa

  1. Aparecerá tela com a pergunta Ao desativar a vinculação todos os colaboradores cadastrados para a mesma serão excluídos.Deseja desativar mesmo assim?. Entendido a pegunta, clique no botão Sim.

  1. Após isso, realizar os procedimentos de Como Cadastrar CNPJ? para atualização do CNPJ

Acesso e Manutenção da Conta

O que é autenticação de dois fatores?

Recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para o processo de autenticação da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação.

A primeira forma é a sua senha. A segunda forma (fator) é código encaminhado pelo aplicativo Meu GOV.

Há necessidade de ativar o serviço, seguindo os passos para configurar o segundo fator na conta gov.br.

Como ativar autenticação de dois fatores?

A instalação do aplicativo MEU GOV.BR no celular é necessaria para ativar autenticação de dois fatores.

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Segurança e link Habilitar verificação em duas etapas.

  1. Cidadão deve digitar o código enviado no aplicativo MEU GOV.BR e clicar no botão Habilitar.

  1. Verificação em duas etapas estará habilitada. Agora todas as vezes que você digitar sua senha gov.br, será necessário digitar o código de segurança mostrado no seu aplicativo Meu GOV.BR.

Como retirar autenticação de dois fatores?

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Segurança e link Desabilitar verificação em duas etapas..

  1. Verificação em duas etapas estará retirada.

Atenção: Se por algum motivo você não tiver mais acesso ao seu aplicativo Meu gov.br, será necessário recuperar sua conta por Validação Facial no aplicativo Meu gov.br.

Não consigo cadastrar senha?

Senhas das contas devem ter entre 8(oito) e (70) setenta caracteres.

Podem incluir:

  • Letras maiúsculas e minúsculas. As senhas diferenciam maiúsculas de minúsculas, portanto “C” é diferente de “c”;

  • Números;

  • Símbolos (! ” # $ % & ‘ ( ) * + , - . / : ; < = > ? @ [ ] ^ { | })

Evite senhas comuns como:

  • Datas

  • 12345678

  • nomes

Solicito o desbloqueio de senha

A Conta gov.br não possui o comportamento para bloqueio de senha.

Os passos para cadastramento estão detalhados na Conta de Acesso site externo.

Alterar dados cadastrais

Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais.

Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto.

Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão icone azul com lapis localizado a frente do campo de email ou telefone.

Na alteração, a Conta gov.br solicitará digitação de uma código encaminhado para email ou celular a ser cadastrado

Tela da alteração de dados cadastrais com solicitação para digitar o código

Posso excluir minha conta?

Não é necessário excluir sua conta.

Ela é o meio para você acessar outros serviços públicos no futuro, com segurança e proteção de seus dados.

Caso esteja com problemas de acesso, favor realizar os recuperação de acesso à conta..

Recadastramento da conta

Uma vez que você já fez o seu cadastro na Conta gov.br, não é possível realizar o novo cadastro.

Alterar Senha

Você pode alterar a sua senha a qualquer tempo na opção Alterar Senha na tela inicial da Conta gov.br

Tela com opção Alteração de Senha ativa e possui os campos CPF, digite sua senha atual, nova senha, repita senha

Informe a senha atual, a nova senha e clique no botão Confirmar.

Obter Mais confiabilidade na Conta de Acesso

Os Níveis de Autenticação tem como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permitem flexibilidade para realização do acesso. Possuem a divisão:

  • Nível Bronze

  • Nível Prata

  • Nível Ouro

Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e consistem em orientar para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficiais, por meio das quais permitirão a utilização da credencial de acesso em sistemas internos dos clientes e serviços providos diretamente ao cidadão.

Possível uso para os nívels e os selos é o aumento da confiança cadastral pelos serviços para aplicar controle de acesso às funcionalidades mais críticas.

O mapeamento entre nível e selo será apresentado para determinar como sistema integrado deverá receber a conta do cidadão.

  1. Nível Bronze

  1. Nível Prata

  1. Nível Ouro

Como Atribuir o Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Previdênciarios

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

  1. Selecionar o selo Cadastro com validação de dados no INSS

  1. Cidadão deve responder todas perguntas referente ao cadastro presente no INSS / Ministério da Economia. Clica no botão Continuar para cada pergunta até finalizar.

  1. Cidadão adquire Selo Cadastro no INSS.

Como Atribuir o Selo Balcão Presencial (INSS)

  1. Cidadão deve ir ao posto do INSS presente na região

  2. Atendente do INSS cadastra senha temporária para acesso ao Login Único e entrega ao cidadão

  3. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Cidadão digita senha temporária, nova senha, repete nova senha. Clica no botão Concluir

  1. Cidadão adquire Selo Balcão Presencial (INSS). A identificação na Conta gov.br é Selo Cadastro no INSS.

Como Atribuir o Selo de Cada Banco Credenciado

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

  1. Selecionar o selo do banco credenciado.

  1. Clique no botão Ir para do banco credenciado desejado.

  1. Siga os procedimentos de cada banco credenciado.

  1. Cidadão adquire Selo do Banco Credenciado Desejado.

Como Atribuir o Selo Internet Banking

  1. Cidadão deve acessar a conta bancária por meio do Internet Banking (versão WEB) para criar senha temporária. O cidadão deverá verificar quais os Bancos Permitidos e Passos para Cada Banco para Gerar Senha Temporária.

  2. Cidadão criará senha temporária por meio do acesso ao Internet Banking

  3. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Cidadão digita senha temporária, nova senha, repete nova senha. Clica no botão Concluir

  1. Cidadão adquire Selo Internet Banking. A identificação na Conta gov.br é Selo Cadastro no INSS.

Como Atribuir o Selo Validação Facial

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

  1. Selecionar o selo Cadastro Valido por Biometria Facial (TSE) ou Cadastro Valido por Biometria Facial (Denatran)

  1. Clique no botão Gerar QR CODE

  • Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

  • Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

  • Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.

  • Posicionar o rosto de frente para câmera celular, clique no botão azul com figura de câmera e siga as orientações de piscar os olhos e sorrir até sistema validar as informações.

  • Clique no botão OK e continue o processo no computador

  1. Cidadão adquire Selo Validação Facial

Como Atribuir o Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

  1. Selecionar o selo Cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União

  1. Cidadão, servidor público da Únião, deve digitar senha cadastrada no Sistema de Gestão de Acesso SIGAC/SIGEPE site externo. Clica no botão Validar Senha

  1. Cidadão adquire Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União.

Como Atribuir o Selo Certificado Digital de Pessoa Física

  1. Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

  1. Digita a senha e clica no botão Entrar.

  1. Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

  1. Selecionar o selo Cadastro validado por certificado digital

  1. Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Fisíca ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token). Clica no botão Adquirir Confiabilidade com Certificado Digital

  1. Cidadão adquire Selo de Certificado Digital de Pessoa Física.

Serviços e Sistemas Integrados

Dúvidas em Serviços Específicos

A Conta gov.br é uma ferramenta de autenticação

Caso possua dúvidas relacionadas a algum serviço público digital específico, então você deve procurar a central de atendimento deste serviço.

Ex: Quero me alistar. Neste caso procure a junta de serviço militar para dúvidas a respeito do alistamento.

Orgãos integrados ao Login Único

Planilha contempla os Órgãos com Login Único: Orgãos Integrados ao Login Único.

Problemas na Conta

Não alterei meus dados cadastrais

As informações utilizadas para realizar o cadastro pertencem ao cidadão.

Caso a alteração não tenha ocorrido pelo cidadão de fato, favor enviar e-mail para atendimentogovbr@economia.gov.br seguindo as orientações:

  1. Colocar o assunto do e-mail: Não alterei meus dados cadastrais

  2. Colocar o conteúdo do e-mail com as informações:

  • Nome do Cidadão;

  • CPF do Cidadão;

  • Uma foto de rosto (selfie) do cidadão, mostrando o seu documento com a foto ao lado do rosto. Seguir o exemplo da imagem abaixo para selfie

  • Anexar o Print (foto/captura da tela) do e-mail ou SMS recebido com informação da alteração

  1. Recuperar senha. Favor seguir os passos para Recuperar Conta.

Mensagem: “Erro ao realizar o login do usuario. Tente novamente” dos portais REDESIM e Empreendedor (MEI)

Os portais REDESIM site externo e Empreendedor site externo necessitam, para autenticação, do e-mail no cadastro do Login Único.

Caso o e-mail não esteja cadastrado, os portais apresentam a mensagem Erro ao realizar o login do usuario. Tente novamente.

Para resolver a situação, favor seguir os passos:

  1. Acessar a Conta gov.br;

  2. Inserir o e-mail por meio dos passos presentes na Alteração dos Dados Cadastrais;

  3. Realizar autenticação no portal novamente para continuar processo.

Problema conta de acesso com certificado digital?

Antes, o cidadão precisa ter Criado a Conta de Acesso para poder realizar os procedimentos abaixo.

Favor realizar os procedimentos:

  1. Fechar o navegador

  2. Abrir o navegador

  3. Limpar os Dados de Navegação. (Verificar o procedimento para o navegador em uso)

  4. Instalar a cadeia de certificados válidos da ICP-Brasil:

  1. Realizar o login.

Como Posso Te Ajudar?

A Conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

Há uma preocupação com cidadão para disponibilizar uma forma de orientar e ajudar referente às dúvidas.

Para isso, favor acessar Como Podemos te ajudar? , preencher os passos da dúvida ou problema e anexar Print (foto/captura da tela) sobre a dúvida ou problema.

Ausência das informações e do Print (foto/captura da tela) impossibilita análise e retorno.

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